Memórias, de Denise Giacomoni

O universo das memórias afetivas traz em si mesmo aspectos peculiares. A sua preocupação não é com o estético no sentido de busca idealizada do belo. Existe sim uma procura por aquilo que pode ser considerado relevante, ou seja, significativo em um contexto de pesquisa das próprias raízes.

Este trabalho de Denise Giacomoni (@denisegiacomoni_arte) traz um mergulho em fotografias e outros elementos que remetem a um passado. A composição aponta para uma cortina, que também é manto. Recordações são colocadas de modo a abrigar lembranças, mas também a estimular relações inicialmente insuspeitadas.

Existe uma ambiguidade, pois a proposição da artista engloba conexões entre aquilo que é pessoal com o universal. Há o instaurar de um pulsar de percepções em que fios, linhas e teias imaginárias podem ser construídas entre os elementos que estão na obra e o imaginário de quem a observa atentamente.

O objeto artístico gera a sensação de se estar perante um universo cênico que convida a uma participação mental. Isso se dá no nível de ver mais e melhor o que está pendurado e de imaginar o que poderia ocupar o mesmo espaço. Surge assim um jardim de lembranças vistas e sentidas em densidades simbólicas.

Denise Giacomoni – Sem título Série Memórias Afetivas painel de memórias sobre tela 180 x 100 cm 2020

 

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Publicações relacionadas

Leave a Comment